[home] [registos] [estatutos] [calendário de asè] [anúncios]
 

13º TROFÉU AXÉ BAHIA

Dia 19/12/2013, no Auditório do Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão, em Lauro de Freitas/BA, a FENACAB promove mais um evento em comemoração da passagem dos seus 67 anos de Fundação, Dia dos Sacerdotes e Sacerdotisas de Matriz Africana e o Dia de Oxun, com a entrega do 13º TROFÉU AXÉ BAHIA às Autoridades Governamentais e Não Governamentais com serviços prestados a comunidade do Povo de Santo, onde estará homenageando Sacerdotes com obrigações realizadas de 21, 25, 30, 45, 50, 60, 70 anos de vida religiosa com a Comenda Olorun Eledá e a Medalha 24 de Novembro.

Veja momentos desta festa AQUI


Inauguração do novo Ilé Asè Omin Ògún

No passado dia 25 de Maio, foi inaugurado o novo Ilé Asè Omin Ògún em Fernão Ferro. E que melhor festa de inauguração poderia haver, do que um Siré em honra do Orisá dono da Casa: o grande Baba Ògún? Nenhuma. E foi exactamente isso que aconteceu. A benção e energia deste grande Òrísá cubriu o novo espaço, transmitindo-lhe o ambiente especial de um dia de festa de Santo. Os trabalhos, como não poderia deixar de ser, foram conduzidos pelo Agabá do Terreiro – Babálórísá Jomar d’Ògún e pelo Otún Òrísá Bábálórísá Paulo d’Yemonjá,
numa festa de grande alegria e asè que se prolongou noite dentro.

Veja momentos desta festa AQUI

Bábálórísá Jomar d’Ògún eleito Vice–Presidente Nacional da FENACAB - Bahia / Brasil

A eleição para a Direcção Executiva (Directoria) da FENACAB – Associação Nacional dos Cultos Afro-Brasileiros – Bahia / Brasil, realizou-se no passado mês de Janeiro de 2012.

Fazem parte deste órgão eleito:
Presidente: - Aristides de Oliveira Mascarenhas – Pai Ari d’Ajagunã – Ilé Asè Opô Ajagunã – Brasil.
Vice – Presidente: - José Manuel Gouveia Pinto – Pai Jomar d’Ògún – Ilé Asé Omin Ògún – Portugal.

Para os restantes órgãos, foram eleitos:
Assembleia Geral:
- Genaldo Lemos do Couto – Presidente.
- Walter Ribeiro Costa Júnior: Vice- Presidente.
- Jacira Santos de Jesus – Secretária.

Conselho Fiscal:
- Cosme José de Matos Júnior – Presidente
- José Ribamar Nonato da Silva – Vice – Presidente

Anexam-se os autos reconhecidos legalmente pelo Registo Civil das Pessoas Júridicas – Salvador – Bahia – Brasil:

Babalorixá Aristides de Mascarenhas Reeleito Presidente Nacional
da FENACAB - Bahia / Brasil

A eleição teve lugar no dia 11 de Janeiro de 2012, e a lista da nova geração, encabeçada pelo Babalorixá Aristides Mascarenhas,foi reeleita, com 80% da votação, para um mandato de mais 4 anos a frente da Federação Nacional do Culto Afro Brasileiro - FENACAB.
Agradeço a todos os Coordenadores Municipais, Estaduais, e ao Coordenador Internacional, pelo voto de confiança na renovação do mandato.
Axé para todos.

Babalorixá Aristides Mascarenhas
Presidente da FENACAB

Benção, Pai Ari!!!
Parabéns, parabéns e parabéns!!! Com a sua merecida reeleição, ganhou todo o povo de santo, pelo reconhecido trabalho que o senhor tem vindo a fazer, fazendo e prestando homenagem a todos quanto lutaram ao longo de décadas em situações bem difíceis, pela nossa linda religião e pelos cultos afrobrasileiros de um modo geral!!!
São pessoas da sua "craveira", que todos nós, pessoas do santo, precisamos!!! Asè!!!

Babalorixá Jomar d'Ogun
Coordenador Internacional da FENACAB / Portugal

Lavagem das Escadas do Senhor do Bonfim / Salvador / Bahia

No passado dia 12 de Janeiro de 2012 o Babalorixá Aristides Mascarenhas, realizou um culto ecuménico na Igreja da Conceição da Praia, na cidade de Salvador Bahia, antes do cortejo para a colina sagrada do Senhor do Bonfim.
Esta cerimónia contou com a presença de outros segmentos da espiritualidade, como por exemplo: Católico, Evangélico, Espirita, Budista, Matriz Africana e Afro-Brasileiro, tendo sido estes últimos segmentos representados pelo próprio Babalorixá Aristides Mascarenhas, que falou na importância do respeito às religiões de matriz Africana.

INTOLERÃNCIA NÃO! O POVO DE SANTO MERECE RESPEITO!


Babalorixá Aristides Mascarenhas
Presidente da FENACAB


BOLETIM INFORMATIVO 2012
FEDERAÇÃO NACIONAL DO CULTO AFRO BRASILEIRO >>Clique Aqui


Visita do Pai Ari d'Ajagunã (Presidente da FENACAB)
à FENACAB Coordenação Internacional de Portugal

   
Tendo estado em Portugal até 16 de Novembro de 2010, o Babalorísá Aristides Mascarenhas, conhecido entre o Povo de Santo por Pai Ari de Ajagunã, Agabá do Ilé Asè Opô Ajagunã e Presidente da Federação Nacional dos Cultos Afro Brasileiros (FENACAB), visitou e permaneceu no Ilé Asè Omin Ogún do Babalorisá Jomar de Ogún, simultaneamente Coordenador Internacional da FENACAB.
A visita de Pai Ari teve três objectivos distintos: participar na confirmação do Asógun do Ilé Asè Omin Ogún; entregar o Certificado de Mérito Religioso, a Pai Jomar d’Ogun; e simultaneamente juntando o útil ao agradável, conviver com o Povo de Santo, a quem dirigiu palavras de alento e encorajou para continuarmos; e ainda passear um pouco, conhecendo melhor o nosso Portugal.
O Ilé Asè Omin Ogún e a Coordenação Internacional da FENACAB Portugal, organizaram um jantar aonde estiveram presentes o Vice-Coordenador da FENACAB, Pai Paulo d'Yemanjá e todos os Omo Orixas do Ilé Asè Omim Ogun.
Pai Ari d' Ajagunã
Da esquerda para a direita: Asogun Paulo d' Osossi; Vice-Coordenador da FENACAB Portugal, o Babalorisá Paulo d'Yemanjá; Presidente da FENACAB, o Babalorisá Ari d'Ajagunã; e o Coordenador da FENACAB Portugal, o Babalorisá Jomar d'Ogun

FENACAB RADIO CRUZEIRO - AM 590 (Salvador / Bahia)
Com locução de Babalorisá e Jornalista Aristides de Oliveira Mascarenhas

PROGRAMA OLORUM ELEDÀ - A Voz do Santo

Ao Sábado e Domingo das 12h às 13h | Telefone 00557130175070 / 005571301755089 / 00557191971624

Entrevista: http://www.youtube.com/watch?v=Q1C0Nxx9r6s

 

 
  Visita do Pai Jô (d'Osaguian)
à FENACAB Coordenação Internacional de Portugal
>>> Saiba mais aqui
 
   
  Babalorixá português homenageado no Brasil  
0
  0  
No dia 11 de julho de 2010, aconteceu o ODUN ODÉ – ARO da nação KETU, no Ilé Asè Opo Ajagunã.. Festejou-se ainda os trinta anos deste terreiro.
PAI JOMAR, Babalorixá em Portugal e coordenador internacional da FENACAB, recebeu na ocasião entre outras personalidades, o troféu AJAGUNÃ, “troféu ADJÁ D´OURO”, pelos serviços prestados à religião do Candomblé, entregue pelo Babalorixá Aristides Mascarenhas (Pai Ari d`Ajagunã).
 
   
  ODUN EJÉ, ENTREGA DE OYÉ (DECA) DE BABALORISA (Pai de santo)
(No Ilé Asè Ópò Ajagunã – Bahia / Brasil)
 
0
  0  
Paulo de Yemanjá, o novo Pai de Santo português do Candomblé da nação KETU, tendo sido iniciado em 98 por Yá Paula de Omulu, ao longo destes anos tem sido e continuaará a ser, o Babakekere  (Pai Pequeno) do Ilé Asè Omim Ogun em Portugal, que tem como Babalorisá dirigente, Pai Jomar.
Babalorisa Paulo de Yemanjá, após ter cumprido todos os preceitos para tal, recebeu neste passado dia 12 de abril de 2009, no Ilê Asè Ópò Ajagunã, (Bahia/Brasil), da pessoa do seu dirigente, essa incontornável figura do Candomblé, que é Babalorisa Aristides de Oliveira Mascarenhas, conhecido carinhosamente por todos, como Pai Ari D`Ajagunã, o ODUN EJÉ e culminando com o OYÉ (DECA) / título de Babalorisa, (Pai de Santo).
Numa época tão conturbada como aquela em que vivemos, em que as crises passam de mão em mão e a todos os níveis, é reconfortante não só para o candomblé no seu todo, mas especialmente para o candomblé em Portugal, haver mais um pai de santo, que o seja de verdade!
São poucos (as) em Portugal, que se possam afirmar como Babalorisas / Yalorisas, (Pais ou Mães de Santo do Candomblé). Porque os outros, aqueles “que são muitos”, não podem dizer que têm fundamento, como aquele que foi dado pelo Pai Ari d`Ajagunã, ao Pai Paulo de Yemanjà.
De seguida mostramos algumas imagens fotográficas deste fantástico acontecimento no Ilê Asè Ópò Ajagunã, a quando da saída e entrega da CUIA / OYÉ (DECA) de BABALORISA, a Pai Paulo de Yemanjá!
 
   
 

Indigitação Oficial do Babalorisa Jomar como Coordenador Internacional
da FENACAB em Portugal

 
 
  0 Chegada a Portugal do Presidente da FENACAB e sua Comitiva
No passado 14 de Fevereiro de 2008, partiu de São Salvador da Bahia, a comitiva presidida pelo Presidente, Babalorisa Aristides Mascarenhas (Pai Ari de Ajaguna), com chegada a Lisboa no dia 15 de Fevereiro de 2008.
Este acontecimento sucedeu para iniciar as cerimónias com vista à tomada de posse como primeiro Coordenador Internacional da FENACAB (Federação Nacional do Culto Afro-Brasileiro), pelo Babalorisa Jomar, Sacerdote Afro do Candomblé, Nação Ketu.
De seguida passaremos alguns registos fotográficos deste importante evento.
 
Pai Jomar e Babakekere do Ylé Asè Omim Ogun, dando as boas vindas a Portugal ao Pai Ari de Ajaguna (Aristides Mascarenhas), Pai Ronaldo e Arivaldo Vigas
 
 
Registos da nomeação do Coordenador Internacional
da FENACAB em Portugal, Babalorisa Jomar, pelo Pai Ari de Ajaguna, (Babalorisa Aristides Mascarenhas)
     
   
1 - O Presidente da FENACAB, Pai Ari de Ajaguna, fala do porquê da primeira Coordenação e suas consequências...   2 - Babalorisa Aristides, fala da essencia de Candomblé...
     
   
3 - ... e falou da sua propria experiência, enaltecendo o Ylé Asè Omim Ogun do Pai Jomar.   4 - Pai Ari, fala do Babalorisa Jomar.
     
   
5 - Momento da nomeação do Pai Jomar como 1º Coordenador Internacional da FENACAB.   6 - As palavras do Babalorisa Jomar.
     
   
7 - As palavras honrosas de Arivaldo Vigas ao Babalorisa Jomar e aos seus filhos!   8 - O Babalorisa Ronaldo, enaltecendo o país, o Pai Jomar, todo o Ylé Asè Omim Ogun! E Pai Ogun!
- Pai Jomar Agradece a dedicação ao Santo e ao Ylé do Babakekere do Ylé Asè Omim Ogun!
- Todos os filhos do Ylé Asè cantam, agradecendo esta enorme benção de Olorum!